Autismo – DSM IV


Segundo o DSM IV os critérios diagnósticos para Transtorno Autista são:

A. Um total de seis (ou mais) de (1), (2), e (3), com pelo menos dois de (1), e um de cada de (2) e (3).

  • (1) Marcante lesão na interação social, manifestada por pelo menos dois dos seguintes itens:
     
    • a. destacada diminuição de comportamentos não-verbais múltiplos, tais como contato ocular e gestos para lidar com a interação social.
       
    • b. dificuldade em desenvolver relações de companheirismo apropriadas para o nível de comportamento.
       
    • c. falta de procura espontânea em dividir satisfações, interesses ou realizações com outras pessoas, por exemplo: dificuldade em mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse.
       
    • d. ausência de reciprocidade social ou emocional.
       
  • (2) Marcante lesão na comunicação, manifestada por pelo menos um dos seguintes itens:
     
    • a. atraso ou ausência total de desenvolvimento da linguagem oral, sem ocorrência de tentativas de compensação através de modos alternativos de comunicação, tais como gestos ou mímicas.
       
    • b. em indivíduos com fala normal, destacada diminuição da habilidade de iniciar ou manter uma conversa com outras pessoas.
       
    • c. ausência de ações variadas, espontâneas e imaginárias ou ações de imitação social apropriada para o nível de desenvolvimento.
       
  • (3) Padrões restritos, repetitivos e esteriotipados de comportamento, interesses e atividades, manifestados por pelo menos um dos seguintes itens:
     
    • a. obsessão por uma ou mais padrões estereotipados e restritos de interesse que seja anormal tanto em intensidade quanto em foco.
       
    • b. fidelidade aparentemente inflexível a rotinas ou rituais não funcionais específicos.
       
    • c. hábitos motores estereotipados e repetitivos, por exemplo: agitação ou torção das mãos ou dedos, ou movimentos corporais complexos.
       
    • d. obsessão por partes de objetos.
       

B. Atraso ou funcionamento anormal em pelo menos uma das seguintes áreas, com início antes dos 3 anos de idade:

  • 1. interação social.
     
  • 2. linguagem usada na comunicação social.
     
  • 3. ação simbólica ou imaginária.
     

C. A perturbação não é melhor por Transtorno de Rett ou Transtorno Desintegrativo da infância.